.

A palavra tempestade está associada a ideia de transtorno, dificuldades, tribulação, alteração repentina ou drástica. De modo geral, tempestade se refere à variação climática (grande temporal, vendaval) ou, figuradamente, tem o sentido de perturbação na vida de quem passa por grande prova ou assolação.

Na Bíblia, tempestade aparece em diferentes contextos, seja como efeito natural ou sobrenatural da vontade/permissão de Deus. Na história de Jonas, por exemplo, a tempestade surge como consequência da desobediência do profeta (Jonas 1:4). Quando Jesus acalmou a tempestade, foi mais um dos sinais da divindade de Cristo e seu supremo poder sobre a natureza (Mat. 8:23-27). No naufrágio de Paulo (Atos 27:18-20), através da tempestade, o apóstolo pôde anunciar mais uma vez a graça e salvação de Jesus.

Deus pode acalmar todas as tempestades (Salmos 107:28-30)! Se você tem enfrentando tempestades em sua vida, lembre-se que o Senhor tem poder sobre todas as coisas.  Busque-O e creia nele de todo o coração (Jeremias 17:7). Somente o Senhor Deus o poderá livrar e ajudar a enfrentar as tormentas que surgirem (Deuteronômio 31:6). O Senhor está contigo!

Tempestade na Bíblia

O Senhor, porém, fez soprar um forte vento sobre o mar, e caiu uma tempestade tão violenta que o barco ameaçava arrebentar-se.
Enquanto isso, Jonas, que tinha descido ao porão e se deitara, dormia profundamen­te.
Jonas 1:4

Entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. De repente, uma violenta tempestade abateu-se sobre o mar, de forma que as ondas inundavam o barco. Jesus, porém, dormia. Os discípulos foram acordá-lo, clamando: “Senhor, salva-nos! Vamos morrer!” Ele perguntou: “Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé?” Então ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e fez-se completa bonança. Os homens ficaram perplexos e perguntaram: “Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?”
Mateus 8:23-27

Veja Também
.
*
*
*